Empresa

A Lusobatata está no mercado desde 1997, e no ano de 2019 distribuiu pelo seus clientes 3.630.000 kg de produtos IV gama.

Dispõe de uma fábrica moderna e equipada com tecnologia recente, que lhe permite ter preços adequados à exigência do mercado, cumprindo todas as normas de segurança e higiene alimentar.

As gamas de produtos alimentares são classificadas da seguinte forma:

“I gama” – Produtos hortofrutícolas que não foram submetidos a qualquer tipo de transformação, comercializados como frescos. Estes produtos podem ou não ser embalados, mas, no caso de o serem, a embalagem tem apenas função de proteção mecânica ou estética e nunca função primária de conservação.

“II gama” – Esta categoria engloba todos os produtos hortofrutícolas comercializados em conserva no sentido lato do termo, como por exemplo esterilizados, confeitados, cristalizados e desidratados. Trata-se de produtos que se apresentam ao consumidor com grau de transformação variável, podendo atingir um grau em que a matéria-prima de origem se encontra completamente dissimulada. Por norma, são produtos estáveis à temperatura ambiente e em que a embalagem exerce uma função primária de conservação, para além das restantes funções de uma embalagem alimentar.

“III gama” – Diz respeito aos produtos conservados por ultracongelação. Estes produtos podem ser apresentados ao consumidor com um grau de transformação variável mas que, em alguns casos, implicam alterações.

“IV gama” – Refere-se aos produtos prontos a consumir ou confeccionar, conservados sem congelação, uma vez que resultam de processos de produção que asseguram suficiente estabilidade após a confecção.